Você sabe o que é um inventário?
O inventário é um procedimento legal pelo qual se realiza a divisão de bens, dívidas e direitos de uma pessoa falecida entre seus herdeiros.
Esse processo é essencial para garantir a transferência legal de patrimônio. Pode ser realizado de forma judicial ou extrajudicial e o custo varia significativamente conforme a modalidade, a complexidade dos bens envolvidos e o estado em que ocorre.
Qual é a diferença entre inventário judicial e extrajudicial?
O inventário judicial é obrigatório quando há herdeiros incapazes ou diferenças entre os envolvidos. É um processo demorado, que pode levar anos para ser finalizado. Em geral, é mais caro, pois são somadas taxas judiciais, perícias, avaliação e honorários.
Já o inventário extrajudicial é realizado em cartório, quando todos os herdeiros são maiores de idade, capazes e estão de acordo com o procedimento. Nessa modalidade, o processo ocorre mais rápido e geralmente é mais barato, pois envolve apenas custas cartoriais, eventual escritura e honorários.
Custos médios e percentuais aplicados
Segundo a tabela média baseada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em portais jurídicos, um levantamento aponta que o custo total costuma variar entre 10 e 15% do valor do espólio (conjunto dos bens que são deixados por alguém ao falecer), incluindo impostos honorários e custas cartoriais.
No momento de avaliar, vale a pena calcular!
Se você está considerando iniciar um inventário e quer entender melhor os custos para o seu caso específico, o ideal é pesquisar a fundo e se planejar, avaliando qual é a melhor solução de acordo com o seu orçamento.
Se os custos do seu inventário ultrapassarem a previsão, saiba que a Crefisa tem soluções de empréstimo rápido, sem burocracia, e o dinheiro* cai na sua conta em segundos.
Falar com a Crefisa é a melhor forma de conseguir o dinheiro que você precisa para solucionar questões imediatas!
As parcelas fixas te deixam despreocupado e seguro, e você pode cuidar do que realmente importa.
Sempre que precisar, não fique em dúvida: conte com a Crefisa!
*Consulte as condições no site.