uando uma fumaça começa a subir pelo capô do carro, a preocupação logo aparece e com ela surgem as dúvidas do que pode estar acontecendo.
Esse fenômeno, por vezes alarmante, pode revelar diversos problemas que nem sempre são graves, mas devem ser investigados com muita atenção.
A seguir, confira os tipos de fumaça e tudo o que você precisa saber para estar preparado caso essa situação aconteça no seu veículo.
Fumaça branca
Uma causa comum é o vapor condensado. Normalmente, esse fenômeno acontece em manhãs frias, com uma fumaça branca saindo do escapamento, que é apenas vapor de água sendo expelido, especialmente durante o aquecimento inicial.
Se a fumaça persistir mesmo com o motor em temperatura normal, pode ser um alerta preocupante de que o líquido do radiador está invadindo a câmara de combustão, possivelmente por falha na junta do cabeçote e, por isso, deve-se buscar atendimento emergencial.
Essa fumaça branca, segundo especialistas, ainda pode ser causada pelo fluido de freio que, de alguma forma, está entrando em contato com o motor, por vazamento do cilindro-mestre, sendo queimado e gerando a fumaça.
Fumaça preta
Esse tipo de fumaça densa e escura é sinal de que o motor está consumindo mais combustível do que deveria. O que pode causar esse tipo de coloração e característica, são problemas no sistema de injeção, carburador desregulado ou filtro de ar entupido.
Fumaça azulada
A fumaça azulada é o retrato da queima de óleo, que acontece com o escape do lubrificante para a câmara de combustão por desgaste dos anéis de pistão, válvulas com problemas ou outros danos. Essa fumaça é um indicador de risco real ao motor, que fica com a lubrificação comprometida.
Superaquecimento
A fumaça nem sem surge pelo escapamento, em alguns casos ela pode vir diretamente de baixo do capô, revelando um superaquecimento. As causas para esse cenário variam: podem ser correias rompidas, tampas de reservatório danificadas, válvula termostática emperrada, mangueiras ressecadas ou obstrução no sistema de ventilação.
Visão técnica adicional: sistemas internos e gases indesejados
Há outras duas causas de aparecimento de fumaça: problemas no sistema de ventilação do cárter (PCV) ou no filtro de partículas de diesel (DPF).
O sistema de ventilação do cárter é responsável pela remoção de gases acumulados no cárter, redirecionando-os à admissão para que sejam queimados. Uma falha nesse sistema pode gerar essa fumaça e mais poluição, além de contaminar o óleo.
Já o filtro de partículas de diesel, presente em motores que utilizam esse tipo de combustível, retém fuligem e, caso esteja entupido, pode ter alta contrapressão e liberar fumaça, além do grave risco de incêndio.
O que fazer quando o carro soltar fumaça?
Não fique apenas observando esse fenômeno acontecer, leve o seu veículo a um mecânico de confiança, que irá diagnosticar a gravidade do problema, avaliando se é algo de simples solução ou um caso que precisa de intervenção mais complexa.
Se as finanças apertarem, você pode contar com o Crédito Pessoal Crefisa!
Quando menos se espera, os imprevistos automotivos chegam, e a despesa inesperada, pode desequilibrar todo o seu planejamento financeiro. Por isso, nessas situações, é válido considerar opções de crédito.
A Crefisa busca estar sempre ao seu lado em todos os momentos, oferecendo a você um crédito pessoal acessível, inclusive para negativados, com liberação rápida. O empréstimo mais rápido do Brasil pode ser contratado totalmente online pelo app Crefisa Mais, aqui pelo site ou por WhatsApp, com o auxílio da nossa assistente virtual, Cris, buscando proporcionar a você um serviço de qualidade com todo o conforto e segurança!
E tem mais: você pode parcelar em até 18 vezes e pagar a sua primeira parcela em até 45 dias. São muitas vantagens!
Então, se o orçamento apertar e você precisar de uma ajuda, a Crefisa está aqui para dar o apoio que você merece!
Clique no botão abaixo e contrate seu empréstimo!
Crefisa | Sempre que você precisa.