A frequência de notícias de golpes financeiros tem crescido nos últimos tempos. Você já sabe o que fazer caso sofra um? Se não, siga os passos imediatos que listamos para minimizar os danos e aumentar as chances de recuperar seu dinheiro!
Contate imediatamente seu banco
Entre em contato com a sua instituição financeira para relatar o ocorrido. Solicite o bloqueio de transações suspeitas, o cancelamento de cartões e a alteração de credenciais de acesso a sua conta. Dessa forma, você evita que os golpistas tentem realizar novas operações, causando ainda mais danos.
Redefina senhas e ative a autenticação de dois fatores
Altere imediatamente as senhas de todas as suas contas bancárias e serviços financeiros e ative a autenticação de dois fatores. Essa função dará mais uma camada de proteção a sua conta.
Reúna todas as evidências
Colete e guarde todos os documentos, e-mails, mensagens e extratos bancários que comprovem o golpe. Esses procedimentos são essenciais para caso o ocorrido não seja resolvido e tenha que ser levado a julgamento.
Solicite a devolução dos valores
Se o caso tenha envolvido uma transferência via PIX, solicite a devolução através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. O pedido deve ser feito em até 80 dias após a transação.
Registre um boletim de ocorrência
Formalize que foi vítima de um golpe registrando um boletim de ocorrência. Esse documento é necessário para investigações e pode ser utilizado em disputas com a instituição financeira ou ações judiciais.
Mesmo se não acontecer, fique atento!
Caso você nunca tenha sofrido um golpe ou uma tentativa de golpe, fique atento mesmo assim! Eles golpes podem acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento. Afinal, os fraudadores escolhem suas vítimas de maneira aleatória, então tome cuidado e siga as medidas que passamos acima.
E, claro, se precisar de ajuda, a Crefisa está aqui para dar o apoio necessário!