A portabilidade é a transferência de um serviço ou contrato de uma instituição a outra do mesmo segmento, mantendo características importantes, como o número de telefone, o contrato de crédito ou o salário.
O objetivo dessa transferência é buscar melhores condições, sejam juros reduzidos, sejam parcelas de menor valor, entre outras, na nova empresa. Vale reforçar que a portabilidade é um direito do consumidor em áreas como telefonia, crédito e plano de saúde.
Quais são os tipos de portabilidade?
No total, existem 5 tipos de portabilidade:
Portabilidade numérica (telefonia): quando o cliente deseja mudar de operadora, seja um número móvel ou fixo, sem trocar o número de telefone, levando-o para um plano mais vantajoso.
Portabilidade de crédito: transferência de um empréstimo ou financiamento (pessoal, consignado, imobiliário) para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento, com juros mais baixos, por exemplo, sem alterar o saldo devedor e o prazo da parcela.
Portabilidade salarial: alteração do banco responsável por receber o depósito do salário, mesmo nos casos em que a empresa pague em outra conta, sem custos adicionais.
Portabilidade de plano de saúde: consiste em migrar de operadora sem precisar cumprir novos prazos de carência para as coberturas existentes no plano.
Portabilidade da chave Pix: mudar as chaves Pix cadastradas em uma conta em um banco para outra conta em outra instituição.
Como funciona o processo de portabilidade?
O primeiro passo a realizar quando desejar fazer a portabilidade é criar uma solicitação para a nova empresa. A partir desse ponto, ela empresa ficará responsável por cuidar do processo, comunicando-se com a antiga.
O objetivo é que a nova instituição ofereça melhores condições, podendo ser menores taxas, juros mais baixos ou parcelas com menor valor.
Assim, você mantém o seu direito garantido por meio de órgãos como a Anatel e o Banco Central do Brasil.
Quais são as vantagens da portabilidade?
Além de ser um aliado na economia financeira pela possibilidade de filtrar as melhores opções de juros e taxas, a portabilidade ainda possibilita obter melhores condições contratuais, mantendo dados importantes, como o número de telefone e chave Pix.
Quais cuidados manter no processo?
Fique sempre atento em relação a multas por fidelidade no contrato original. É importante verificar se seu contrato as prevê.
Também fique em alerta para garantir que as novas condições estabelecidas sejam realmente melhores que a anterior. Dessa forma, você conseguirá encontrar o melhor cenário para o seu bolso, para a sua saúde e até para a agilidade do dia a dia.
Crefisa | Sempre que você precisa.