Crefisa
Direitos dos aposentados

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741, é um conjunto de garantias legais que tem a finalidade assegurar o bem-estar e a dignidade das pessoas que atingem a senioridade (a partir dos 60 anos).

Buscar esses tipos de informações continua sendo essencial para os aposentados, afinal, muitos ainda desconhecem todos os direitos garantidos e os benefícios disponíveis.

Listamos os 8 principais direitos garantidos aos aposentados, tanto os mais conhecidos, como aqueles que podem acabar passando despercebidos por não serem comentados com frequência.

Quais são os 8 principais direitos e como reivindicá-los?

Os direitos estabelecidos pelo Estatuto não se limitam a apenas à aposentadoria. A Lei estabelece benefícios e garantias nos diversos âmbitos, como saúde, transporte, impostos, entre outros. Confira abaixo os principais:

  1. Ser assistido pelo benefício assistencial (BPC LOAS)

Esse benefício assistencial é garantido aos idosos com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência que, por meio de documentação, comprovem não possuir meios de se sustentar sozinho.

Assim, o benefício disponibiliza a assistência de um salário-mínimo mensal, mas não dá direito a receber 13º salário. O valor não se acumula com pensão por morte.

Para ser considerado apto a receber o benefício é necessário passar por uma análise social, que irá avaliar se a situação financeira do solicitante se encaixa aos parâmetros do programa assistencial.

  • Direito de sacar o FGTS

Ao se aposentar, o trabalhador tem direito de sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia, e caso se mantenha na empresa, poderá sacar mês a mês os novos depósitos. Ao arrumar um novo emprego, o saque volta a seguir as regras gerais de saque.

  • Manutenção do plano de saúde

O plano de saúde oferecido pela instituição que emprega o aposentado deve oferecer a manutenção do plano, mesmo após a aposentadoria, pois é direito do trabalhador, desde que este se comprometa a pagar a parte da contribuição que era responsabilidade da empresa.

Essa solicitação deverá ser realizada no momento da rescisão, como forma de garantir esse direito.

  • 13º salário

Todos os aposentados têm direito ao 13º salário, que é pago em duas parcelas durante o ano. O valor equivale ao benefício da aposentadoria e não pode ser menor que o salário-mínimo vigente.

  • Quitação do imóvel financiado em caso de invalidez

Caso seja constatada invalidez, o aposentado pode ter a quitação do imóvel financiado a partir da apresentação de um contrato que preveja essa condição. Isso traz um alívio financeiro para o aposentado por invalidez, que, além do benefício decorrente de sua condição, tem a garantia de que a sua dívida seja quitada. Basta verificar as condições do seu financiamento.

  • Prioridade de restituição do Imposto de Renda

Os contribuintes com 60 anos ou mais têm prioridade na restituição do Imposto de Renda, mesmo que a declaração vá para a malha fina. Assim, o idoso continua a ter o direito à correção preferencial de falhas e à devolução mais rápida do valor.

  • Isenção de impostos

Aposentados podem ter isenção de impostos como o IPTU e o IPVA, de acordo com a legislação municipal ou estadual.

Para fazer a solicitação de isenção, é preciso comprovar situação de vulnerabilidade. Outra forma de validar o direito é comprovando que a renda não ultrapassa o limite estabelecido pelas leis locais.

  • Atendimento preferencial

O atendimento preferencial no SUS, em filas de espera, atendimentos em lojas, mercados, dentre outros estabelecimentos é um dos direitos mais importantes para os idosos.

Para quem tem 80 anos ou mais, esse direito passa a ser em dobro e conhecido como “superprioridade” em atendimentos na área da saúde.

Para aqueles que não conseguem comparecer às unidades de atendimento médico, o Estatuto do Idoso garante o atendimento domiciliar.

Fique atento aos seus direito e benefícios!

Crefisa | Sempre que você precisa.

Assuntos relacionados
Dia da Previdência Social

No dia 24 de janeiro, a Previdência Social completa 103 anos de história. Instituída 1923, a data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, responsável por estabelecer a base do sistema previdenciário brasileiro com a criação da Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados em empresas ferroviárias. Nesse mesmo dia é comemorado […]

Saiba mais
Como ser um correspondente bancário?

Você sabe o que é um correspondente bancário? É um empreendedor de serviços financeiros que usa a estrutura e os produtos fornecidos pela instituição contratante.Aqui na Crefisa, você pode dar início a sua jornada empreendedora com o nosso programa Agente Crefisa e, por meio do credenciamento, divulgar e comercializar os produtos disponíveis para o canal, […]

Saiba mais
Blue Friday

A Black Friday também chegou na Crefisa!Só que aqui, nós fazemos a Blue Friday: uma chance imperdível de ofertas de fim de ano com organização financeira. O processo é simples, afinal, você decide o que faz sentindo comprar agora, simula as parcelas e usa o seu crédito para dar fôlego ao seu orçamento, sem precisar […]

Saiba mais
Categorias em destaque
Se você não está conseguindo falar em nossa Central de Atendimento, devido à alta demanda, podemos atender a sua solicitação de empréstimo em uma de nossas lojas. Clique aqui e veja qual é a mais próxima.
Crefisa S.A. Crédito Financiamento e Investimentos

CNPJ: 60.779.196/0001-96

Endereço: Rua Canadá, 387 - Jd. América, São Paulo - SP CEP: 01.436-900*

Banco Crefisa S.A.

CNPJ: 61.033.106/0001-86

Endereço: Rua Canadá, 390 - Jd. América, São Paulo - SP CEP: 01.436-000*

*Nesses endereços, não há atendimento a clientes. Encontre nossos Pontos de Atendimento abaixo: clicando aqui.
Pontos de atendimento old
Prezamos pela ética e transparência em todas as nossas relações. Para registrar uma ocorrência, clique aqui.

Tenha DINHEIRO rápido, mesmo se estiver negativado

*Contrate com responsabilidade

Contrate pelo Whatsapp
;
Utilizamos Cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.