Educação Financeira
Como calcular suas férias?

As férias são um direito garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a qual define que, após 12 meses trabalhados, o colaborador tem garantido o descanso remunerado, sem desconto no salário, com acréscimo de 1/3.
A base de cálculo considera a remuneração regular, incluindo adicionais, como hora extra, adicional noturno, insalubridade ou periculosidade, quando recebidos da forma estabelecida.

Como o cálculo funciona na prática (passo a passo)
Para férias integrais de 30 dias, é feita a soma do salário do mês, a média dos adicionais regulares, se houver, e aplica-se mais 1/3 sobre esse total. Caso as férias sejam proporcionais, calcula-se a fração correspondente aos dias de descanso, à qual também será acrescido o valor de 1/3.
Simplificando: é o salário que você receberia no período de descanso + 1/3.

E se vender parte das férias?
De acordo com o JusBrasil, é permitido vender até 1/3 dos dias de férias, ou seja, 10 dias, e receber em dinheiro o valor que corresponderia ao descanso. O pedido deve ser feito até 15 dias antes do fim do período aquisitivo.
É importante ressaltar que essa decisão é uma opção, não sendo obrigatória a venda, e há regras específicas para algumas categorias.
O Tribunal Superior do Trabalho afirma também que o entendimento é de que o 1/3 constitucional é calculado sobre os 30 dias de férias, e não sobre o abono vendido. Desse modo, você irá receber 1/3 sobre as férias, e o abono será pago à parte, sem a adição de 1/3 a mais sobre ele.

Quais são os prazos, pagamentos e pontos de atenção?
O pagamento das férias deve acontecer em até 2 dias antes do início do descanso. Quando a instituição atrasa a concessão ou fere as regras, podem surgir consequências, como o pagamento em dobro do período de férias, incidindo também o 1/3 sobre o valor dobrado quando as férias acontecerem fora do prazo legal.
Como dica para evitar erros, o Tribunal Superior do Trabalho indica conferir a base, a quantidade de dias e o 1/3 aplicado.

Miniresumo prático
• Durante o período de férias, você deverá receber a remuneração do período, mais 1/3 constitucional e os adicionais regulares, que também entram na base de cálculo.
• É possível vender 10 dias, sendo necessário fazer o pedido com antecedência.
• O 1/3 incide sobre as férias de 30 dias; o abono é o valor que será pago à parte.
• O pagamento deverá ser feito até 2 dias antes do início do período de descanso.

Como conferir seu cálculo?
Para conferir suas férias, verifique se a empresa somou corretamente o seu salário regular, aplicou o 1/3 constitucional e efetuou o pagamento no prazo correto.
Caso opte por vender 10 dias, lembre-se de que é uma decisão sua e que o 1/3 incide sobre as férias, não sobre o abono.
Em caso de dúvidas, pesquise e entre em contato com o departamento de Recursos Humanos da sua empresa antes do início do descanso. Isso ajuda a evitar retrabalho e garante que você aproveite suas férias com tranquilidade e com o valor correto no bolso.


Crefisa | Sempre que você precisa.

Assuntos relacionados
3 recursos que ajudam você a guardar dinheiro

Guardar dinheiro exige mais do que somente força de vontade. Afinal, às vezes aquele dinheiro que você deixa guardado no fim do mês acaba sendo demandado por alguma conta de emergência ou imprevisto. Fica mais fácil realizar essa tarefa quando você cria um sistema simples que te lembra, organiza e motiva no dia a dia. […]

Saiba mais
DDA: quando aparece um boleto no aplicativo do banco

DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado, um serviço que centraliza, na sua instituição bancária, todos os boletos emitidos no seu CPF ou CNPJ. Mesmo que seu boleto seja emitido em papel ou PDF, a função DDA dispensa esses dois modelos de visualização, afinal, o banco irá “puxar” eletronicamente os títulos vinculados a você […]

Saiba mais
Como aumentar score no Serasa?

Para manter a sua vida financeira saudável e ter boas oportunidades de crédito é importante deixar o seu score Serasa alto, pois é por essa pontuação que o mercado avalia as probabilidades de pagamento das contas em dia nos próximos meses, sendo um parâmetro na avaliação de risco de crédito.e a sua pontuação no score […]

Saiba mais
Categorias em destaque
Se você não está conseguindo falar em nossa Central de Atendimento, devido à alta demanda, podemos atender a sua solicitação de empréstimo em uma de nossas lojas. Clique aqui e veja qual é a mais próxima.
Crefisa S.A. Crédito Financiamento e Investimentos

CNPJ: 60.779.196/0001-96

Endereço: Rua Canadá, 387 - Jd. América, São Paulo - SP CEP: 01.436-900*

Banco Crefisa S.A.

CNPJ: 61.033.106/0001-86

Endereço: Rua Canadá, 390 - Jd. América, São Paulo - SP CEP: 01.436-000*

*Nesses endereços, não há atendimento a clientes. Encontre nossos Pontos de Atendimento abaixo: clicando aqui.
Pontos de atendimento old
Prezamos pela ética e transparência em todas as nossas relações. Para registrar uma ocorrência, clique aqui.

Tenha DINHEIRO rápido, mesmo se estiver negativado

*Contrate com responsabilidade

Contrate pelo Whatsapp
;
Utilizamos Cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.