Está recebendo menos do que deveria na sua aposentadoria? Então, está na hora de investigar se todas as suas contribuições estão sendo computadas. Afinal, muitos segurados não têm todos os vínculos registrados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), como trabalho rural, informal, militar ou como menor aprendiz. Certificar-se de que todos esses períodos sejam incluídos pode elevar o tempo de contribuição e melhorar o cálculo do benefício.
Nesse conteúdo, você vai ficar por dentro de como garantir que a sua aposentadoria aumente por meio da verificação de algumas informações que, talvez, estejam faltando no cálculo do seu benefício.
Acompanhe a seguir!
Observe vínculos concomitantes
Se você trabalhou em dois ou mais empregos ao mesmo tempo, é possível que nem todas as contribuições estejam sendo consideradas da forma correta. A relação dessas informações pode resultar em um aumento significativo do valor do benefício.
Exclua contribuições que diminuem a média
Algumas contribuições, em especial as que são realizadas no início da carreira com salários mais baixos, podem reduzir a média final utilizada no momento do cálculo da aposentadoria. Em alguns casos, é possível descartá-las, aumentando, assim, o valor a ser recebido.
Conheça as regras de pontuação e tempo de contribuição
Aposentadorias concedidas por tempo de contribuição ou pela regra de pontos (como a de 85/95) podem oferecer valores melhores. Essas fórmulas combinam tempo de serviço e idade e podem evitar o impacto negativo do fator previdenciário.
Entenda o fator previdenciário
Esse procedimento considera idade, tempo de contribuição e expectativa de vida. Muitas vezes, esperar alguns meses ou anos para solicitar a aposentadoria pode aumentar o valor final.
Faça um planejamento previdenciário
Consultar um especialista pode ser decisivo. Um bom planejamento permite simular cenários, corrigir erros no CNIS, reconhecer períodos não computados e escolher o melhor momento para se aposentar.
Caso já seja aposentado
Se você já for aposentado, é possível solicitar a revisão do valor caso sejam identificados erros no cálculo. As revisões mais comuns envolvem:
• Atividades concomitantes.
• Tempo especial (como trabalho insalubre).
• Revisão da vida toda.
Importante: o prazo para pedir a revisão é geralmente de até 10 anos após a concessão.
Mantenha a documentação organizada
A Carteira de Trabalho, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP – documento histórico-laboral que detalha as condições de trabalho de um empregado), processos trabalhistas e extratos do INSS devem estar sempre em dia para facilitar qualquer solicitação de revisão ou acréscimo de tempo.
Outras formas de complementar a sua renda
O crédito pessoal da Crefisa é para você, aposentado, que deseja organizar as suas finanças ou investir em novas oportunidades. Com liberação rápida e sem burocracia, é possível utilizar o valor para:
• Cobrir emergências.
• Pagar dívidas.
• Investir em capacitação ou pequenos negócios.
Se quiser outra maneira de complementar a sua aposentadoria, participe do Programa Indique e Ganhe da Crefisa. A cada novo cliente indicado que tiver o crédito aprovado, você ganha R$100! Não precisa ser cliente nem ter vínculo formal conosco.
O programa garante a você uma renda extra diretamente de casa, por meio de um acesso simples e fácil, com suporte e materiais de divulgação. Clique AQUI e saiba como indicar.
Saiba que a Crefisa sempre está ao seu lado para o que precisar!