O NIS (Número de Identificação Social) é um código de 11 dígitos atribuídos pela Caixa Econômica Federal aos participantes de programas sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Brasil, e também a trabalhadores com carteira assinada ou pessoas com inscrição previdenciária. Ele serve como chave de acesso único para benefícios sociais, FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e identificação no CadÚnico.
Para o que serve o NIS?
Esse código é uma chave de acesso para a sua identificação em programas sociais, benefícios trabalhistas/previdenciários e cadastro no CadÚnico para inclusão e atualização de informações sociais.
Quem deve ter o NIS?
Se você for trabalhador com carteira assinada (CLT), beneficiário de programas sociais, servidor público (PASEP), trabalhador autônomo registrado no INSS (NIT) ou cadastrado no CadÚnico, você tem um número próprio de 11 dígitos e, por mais que as siglas sejam diferentes, o código para acesso é o mesmo.
Onde posso encontrar o meu NIS?
Para saber o número do seu NIS, verifique o seu cartão Bolsa Família ou cartão Cidadão. Normalmente, o número está impresso abaixo do nome do titular. Veja na sua carteira de trabalho, física ou digital, o número do PIS/PASEP ou no extrato do seu FGTS no app ou site da Caixa. Também é possível verificar por meio do site ou aplicativo do CadÚnico ou no Portal CNIS.
Atualizações e o “novo CadÚnico”
Em abril de 2025, o CadÚnico adquiriu um novo sistema em que o CPF substituiu o NIS como o principal identificador. Ele ainda é gerado e mantido, porém não é mais uma exigência para o acesso a programas, desde que o CPF esteja cadastrado.
Por que é importante saber o seu NIS?
Manter o número do seu NIS em mãos e os dados sempre atualizados é uma forma de garantir que você não perca prazos, benefícios ou oportunidades oferecidas por programas sociais e políticas públicas. Seja para receber o Bolsa Família, acessar o FGTS, participar de cursos de capacitação ou ter prioridade em serviços essenciais, o NIS funciona como sua identificação social no sistema público. Fique atento, consulte sempre que necessário e cuide das suas informações cadastrais.
E já sabe: se precisar de uma ajuda, a Crefisa está aqui para apoiar!