Muitos golpistas utilizam sites e aplicativos falsos para enganar o usuário e, assim, de maneira ilegal, coletar dados pessoais. Por isso é de suma importância verificar a confiabilidade de sites acessados e aplicativos baixados. Existem diversas formas de inspecionar isso. Aqui, você pode conferir quais são!
Como saber se um site é confiável?
– Verifique se há o HTTPS e o cadeado na barra de endereço: sites seguros utilizam esse protocolo, que é indicado pelo símbolo de cadeado, localizado na barra de endereço do seu navegador na web.
– Pesquise a reputação do site: consulte plataformas como o Reclame Aqui outras confiáveis para verificar avaliações e reclamações de outros usuários.
– Verifique os dados de contato: sites legítimos geralmente oferecem informações de contato, como endereços físicos, e-mails e telefones. A ausência desses dados pode ser um alerta para possíveis sites nocivos a sua segurança.
Como saber se o aplicativo é seguro?
– Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais: os smartphones Android e IOS possuem loja de aplicativos oficial e fazem a análise deles antes da disponibilização para o público. As lojas são Google Play Store e App Store.
– Analise as permissões solicitadas: cada aplicativo, ao ser iniciado pela primeira vez, requer algumas permissões de funcionalidades do seu celular. Então, atente-se a elas e verifique se são realmente necessárias para a funcionalidade do app.
– Leia a avaliação de outros usuários: por meio da observação de outros usuários, será possível analisar se o aplicativo realmente é confiável e seguro.
Ferramentas para garantir a segurança dos seus dados
O site oficial e o Google Play Protect são duas ferramentas que ajudam a garantir que o site acessado ou aplicativo instalado são seguros.
Por isso, para garantir sua segurança, fique sempre atento a todas as informações. Às vezes, os sinais para conteúdo enganoso estão nos pequenos detalhes.
E se precisar de ajuda, lembre-se: a Crefisa estará ao seu lado!