Tem o sonho de empreender, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo(a) pois isso é normal! Afinal, é um processo que tem que dispor de estudo e planejamento antes de colocar suas ideias em prática.
Começar um negócio pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas, neste texto, você irá conferir que, com organização e o tempo necessário, você verá o seu projeto ser aplicado na prática com leveza e administração desde o início.
Antes de começar a planejar e organizar, o primeiro passo é entender por que você deseja iniciar um empreendimento: quais são as suas motivações e razões? Até onde você quer chegar? Essas perguntas que devem ser esclarecidas antes de dar um passo maior nessa nova jornada, porque, pode até não parecer, mas ter essas dúvidas esclarecidas faz toda a diferença.
1ª dica: pesquise e conheça o mercado
Para ter uma garantia de que seu negócio seja bem-sucedido, é preciso entender qual é o público-alvo a que será direcionado o seu empreendimento. Então, você precisará pesquisar o mercado da região em que você fornecerá o seu produto ou serviço e avaliar se aquele público corresponde ao material/serviço que você vai oferecer.
Não esqueça de dedicar um tempo para conversar com potenciais clientes, fazer pesquisas online e visitar lojas físicas. Essas ações irão ajudar a entender a movimentação do mercado e gerar noções de empreendedorismo e gestão.
2ª dica: tenha um plano de negócios
Ter um plano de negócios ajuda a traçar um caminho claro para quem quer empreender, incluindo meta, estratégias e um plano financeiro.
Para não investir mais do que irá ganhar logo no início, é preciso que o planejamento liste todas as formas possíveis de gastos em curto, médio e longo prazos. Dessa maneira, antes mesmo de começar o seu negócio, estipule quais serão as despesas com conta de luz, água, aluguel, impostos, estoque etc. Leve também em consideração os valores médios para a formalização da empresa, que pode variar de acordo com a localidade.
3ª dica: invista em capacitação
Seja com cursos livres, workshops, palestras ou MBAs, o importante é que você invista em conhecimento para começar a entender o mundo empresarial e se encaixar nesse meio com maior propriedade. Além disso, nem todos possuem facilidade em tomar decisões e liderar, mas essas são habilidades importantes que podem ser desenvolvidas durante a jornada do empreendedorismo.
Assim, investir em capacitação pode fornecer ferramentas práticas e trazer confiança para você conduzir o seu negócio.
4ª dica: resiliência e flexibilidade
Nem tudo sairá como o planejado, mas o importante é ser resiliente e entender que não há problemas se as coisas derem errado durante o processo. Você pode recomeçar ou ajustar aquilo que não está saindo como tinha imaginado.
Ter flexibilidade é outro ponto importante no momento de empreender. Afinal, estar disposto a mudar a sua rota quando necessário é um elemento fundamental para situações de mudanças repentinas do mercado. Estar preparado para se adaptar é a chave para amenizar os impactos da variação.
5ª dica: aprenda com os erros e acertos
Não encare os erros como derrotas, use-os como uma ferramenta de aprendizado. Faça uma análise do que deu errado e o porquê, registre as suas conclusões e tente novamente. É normal não obter o resultado que esperava enquanto se está empreendendo.
Do mesmo jeito, comemore suas conquistas e acertos, por mais que sejam pequenos. Isole os fatores que ajudaram para o sucesso de seus projetos e procure reaplicá-los futuramente.
Pesquise, planeje e tente o quanto for preciso!
Essas recomendações se complementam e formam uma base sólida para quem deseja transformar sua ideia em um negócio sustentável.
Se quer começar o seu negócio, mas o planejamento financeiro ainda não está fechando, a Crefisa pode ajudar a transformar o seu sonho em realidade.
Entre em contato com um de nossos(as) atendentes para mais informações.
A Crefisa está sempre ao seu lado!