Pix indevido

O Pix é uma ferramenta de operações financeiras criada pelo Banco Central do Brasil (BCB) no final de 2020 e, desde então, segundo o próprio BCB, tornou-se o meio mais utilizado pelos brasileiros para realizar transações bancárias.
Conhecida pela praticidade e rapidez, essa funcionalidade foi sendo implementada cada vez mais por estabelecimentos e instituições, gerando estranhamento do público quando o local não oferece essa modalidade de pagamento.
Entretanto, essa facilidade e agilidade podem causar problemas se, no momento de inserir os dados do destinatário do dinheiro, as informações estiverem incorretas, fazendo o valor ser depositado na conta de outra pessoa.
Quando isso acontece, e o desconhecido se nega devolver o valor, há consequências.
A seguir, você irá conferir tudo o que precisa saber sobre essa ferramenta: o que fazer se você receber um Pix indevido, quais são as consequências, como devolver, como é o golpe do Pix e como se proteger.


O que fazer ao receber um Pix que não é pra você? Como devolver?
Se você notou um valor a mais em sua conta ou recebeu uma notificação de Pix e identificou que aquele dinheiro não é seu, você deve devolvê-lo imediatamente. Para conferir se essa é a sua situação, siga estas orientações:

– Verifique os dados de quem fez o envio, certificando-se de que realmente foi por engano.

– Se a chave Pix do emissor for o telefone ou e-mail, entre em contato por esses canais e explique a situação. Forneça as informações da transação e, caso o emissor confirme o engano, devolva o dinheiro utilizando a mesma conta.

No aplicativo do banco é possível realizar o estorno do valor recebido por meio dos botões “Devolver” ou “Reembolso”.
Guarde sempre o comprovante da devolução para o caso de qualquer eventualidade que possa surgir. Assim, você terá um documento que comprova que o valor foi devolvido.
Caso você tenha enviado um Pix errado, as medidas são praticamente as mesmas: pela chave Pix, contida nas informações da transferência, entre em contato com o destinatário, esclareça a situação e conte com a colaboração da pessoa para obter o estorno.

Ficar com um Pix que não é seu pode ter consequências?
Sim. Ficar com um Pix que não é seu pode configurar crime perante o Código Penal brasileiro. De acordo com o artigo 169, apropriar-se de algo que não é seu e chegou ao seu domínio de maneira indevida, como erro, acidente ou força da natureza, gera pena de detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Receber um Pix errado não vai fazer você se enquadrar em um delito, mas quem recebe por engano e não devolve o valor ao emissor ou às autoridades no período de 15 dias, deverá responder judicialmente e estar sujeito à mesma pena pelo crime de apropriação indébita.
Por isso, ao identificar um Pix que não é seu, não espere! Vá atrás do emissor e devolva o valor indevido ao remetente. Assim você evita problemas para você e para o dono do dinheiro!

Como saber se está sendo vítima do golpe do Pix errado?
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem alertado sobre a nova onda de golpes utilizando a ferramenta Pix. A tática dos golpistas no momento é utilizar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo BCB para facilitar a devolução de dinheiro em casos de fraude.
De acordo com a Febraban, os golpistas obtêm o número de celular da vítima, que normalmente é a chave Pix registrada, por meio de cadastros feitos na internet ou de informações lançadas nas redes sociais.
O processo do golpe funciona assim:

– Com o número de celular escolhido, os golpistas realizam uma transferência para a conta da vítima. Logo após, eles ligam e alegam que realizaram um Pix errado e, por essa razão, precisam do dinheiro de volta.

– O próximo passo é o que faz o golpe se concretizar: eles conduzem a vítima a devolver o dinheiro para uma conta diferente daquela em que o dinheiro estava. Após isso, o bandido aciona o MED, alegando que sofreu um golpe.


O problema é que o sistema, ao analisar o caso, entende que a sequência de transações realizadas configura golpe, fazendo parecer que o golpista é, na realidade, a vítima. O MED então, retira o dinheiro da conta da verdadeira vítima e o “devolve” ao criminoso, que fica com o dobro do valor inicial.

Como se proteger desse golpe?
A Febraban informa que se o cidadão receber um pedido de estorno via Pix, deve sempre devolvê-lo para a conta em que o valor estava originalmente.
Como já dito, o próprio aplicativo do banco apresentará a função de devolver o valor diretamente para a conta remetente, evitando erros e golpes. Em caso de dúvidas, contate o seu banco para verificar informações acerca do valor recebido e registre o acontecido.
Vale reforçar a atenção à exposição de informações e dados pessoais na internet. Mantê-los seguros e privados evita que esses tipos de situações ocorram.
E, claro, se precisar contar com a Crefisa para qualquer coisa, saiba que estamos à disposição para ajudar!

O que pode ser fumaça saindo do motor?

uando uma fumaça começa a subir pelo capô do carro, a preocupação logo aparece e com ela surgem as dúvidas do que pode estar acontecendo.
Esse fenômeno, por vezes alarmante, pode revelar diversos problemas que nem sempre são graves, mas devem ser investigados com muita atenção.
A seguir, confira os tipos de fumaça e tudo o que você precisa saber para estar preparado caso essa situação aconteça no seu veículo.

Fumaça branca
Uma causa comum é o vapor condensado. Normalmente, esse fenômeno acontece em manhãs frias, com uma fumaça branca saindo do escapamento, que é apenas vapor de água sendo expelido, especialmente durante o aquecimento inicial.
Se a fumaça persistir mesmo com o motor em temperatura normal, pode ser um alerta preocupante de que o líquido do radiador está invadindo a câmara de combustão, possivelmente por falha na junta do cabeçote e, por isso, deve-se buscar atendimento emergencial.
Essa fumaça branca, segundo especialistas, ainda pode ser causada pelo fluido de freio que, de alguma forma, está entrando em contato com o motor, por vazamento do cilindro-mestre, sendo queimado e gerando a fumaça.

Fumaça preta
Esse tipo de fumaça densa e escura é sinal de que o motor está consumindo mais combustível do que deveria. O que pode causar esse tipo de coloração e característica, são problemas no sistema de injeção, carburador desregulado ou filtro de ar entupido.

Fumaça azulada
A fumaça azulada é o retrato da queima de óleo, que acontece com o escape do lubrificante para a câmara de combustão por desgaste dos anéis de pistão, válvulas com problemas ou outros danos. Essa fumaça é um indicador de risco real ao motor, que fica com a lubrificação comprometida.

Superaquecimento
A fumaça nem sem surge pelo escapamento, em alguns casos ela pode vir diretamente de baixo do capô, revelando um superaquecimento. As causas para esse cenário variam: podem ser correias rompidas, tampas de reservatório danificadas, válvula termostática emperrada, mangueiras ressecadas ou obstrução no sistema de ventilação.

Visão técnica adicional: sistemas internos e gases indesejados
Há outras duas causas de aparecimento de fumaça: problemas no sistema de ventilação do cárter (PCV) ou no filtro de partículas de diesel (DPF).
O sistema de ventilação do cárter é responsável pela remoção de gases acumulados no cárter, redirecionando-os à admissão para que sejam queimados. Uma falha nesse sistema pode gerar essa fumaça e mais poluição, além de contaminar o óleo.
Já o filtro de partículas de diesel, presente em motores que utilizam esse tipo de combustível, retém fuligem e, caso esteja entupido, pode ter alta contrapressão e liberar fumaça, além do grave risco de incêndio.

O que fazer quando o carro soltar fumaça?
Não fique apenas observando esse fenômeno acontecer, leve o seu veículo a um mecânico de confiança, que irá diagnosticar a gravidade do problema, avaliando se é algo de simples solução ou um caso que precisa de intervenção mais complexa.

Se as finanças apertarem, você pode contar com o Crédito Pessoal Crefisa!
Quando menos se espera, os imprevistos automotivos chegam, e a despesa inesperada, pode desequilibrar todo o seu planejamento financeiro. Por isso, nessas situações, é válido considerar opções de crédito.
A Crefisa busca estar sempre ao seu lado em todos os momentos, oferecendo a você um crédito pessoal acessível, inclusive para negativados, com liberação rápida. O empréstimo mais rápido do Brasil pode ser contratado totalmente online pelo app Crefisa Mais, aqui pelo site ou por WhatsApp, com o auxílio da nossa assistente virtual, Cris, buscando proporcionar a você um serviço de qualidade com todo o conforto e segurança!
E tem mais: você pode parcelar em até 18 vezes e pagar a sua primeira parcela em até 45 dias. São muitas vantagens!
Então, se o orçamento apertar e você precisar de uma ajuda, a Crefisa está aqui para dar o apoio que você merece!

Clique no botão abaixo e contrate seu empréstimo!


Crefisa | Sempre que você precisa.

Quanto custa um divórcio?

O divórcio é um processo que encerra uma união conjugal, seja por fim legal ou pelo término da relação, podendo ser dividido em duas principais modalidades: o judicial e o extrajudicial.
A diferença entre os dois é simples.
Enquanto o judicial é um processo mais formal e burocrático, o extrajudicial é realizado em cartório, quando há consenso entre as partes.
O custo pode variar amplamente, dependendo da modalidade escolhida, da existência de filhos, da necessidade de partilha de bens e até mesmo do estado.

Custos do divórcio extrajudicial (cartório)
O divórcio extrajudicial, conhecido como “amigável, costuma ser mais rápido e barato, mas ainda assim envolve algumas despesas, como:


• Honorários advocatícios
• Escritura de divórcio
• Averbação

Pode haver ouras taxas, mas uma escritura sem partilha de bens, por exemplo, tem um custo menor. O valor dos honorários advocatícios pode ser consultado na tabela divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado, e os custos de documentação, como escritura e averbação, podem ser verificados nos respectivos cartórios.

Custos do divórcio judicial
O divórcio judicial é mais caro e mais complexo, já que pode envolver, entre outros assuntos, a disputa de bens ou litígio. Os honorários advocatícios também podem ser consultados na tabela da OAB de cada estado e, em alguns casos, há um valor mínimo atribuído.
Há ainda as custas judiciais adicionais, como protocolo, avaliação de bens e eventuais perícias.

Impacto das novas regras e comparativo
Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) passou a permitir que divórcios com partilha sejam realizados em cartório, reduzindo drasticamente os custos e ampliando o acesso a esse serviço.

Um divórcio não envolve apenas assinaturas
O custo de um divórcio no Brasil pode variar significativamente, por isso, é essencial planejar financeiramente essa etapa, considerando despesas com advogado, cartórios ou com a Justiça, além de possíveis ajustamentos futuros.
Se você estiver passando por essa situação e precisar de apoio financeiro para arcar com os custos, o Crédito Pessoal da Crefisa pode ser uma solução ágil. Com liberação rápida, prazos flexíveis e possibilidade de parcelamento, o crédito pode ajudar a viabilizar os procedimentos necessários sem comprometer seu equilíbrio financeiro.
A Crefisa está aqui para apoiar você em qualquer momento e lugar!
Se ficou interessado, você pode fazer uma simulação pelo aplicativo Crefisa Mais, no site, pelo WhatsApp ou pessoalmente nos postos de atendimento Crefisa espalhados por todo o Brasil.

Cruzeiro para aposentados

Viajar durante a aposentadoria é muito mais do que um passeio: é uma oportunidade de viver novas emoções com conforto e tranquilidade. Os cruzeiros se destacam por serem uma alternativa ideal para os aposentados, afinal, são verdadeiros resorts flutuantes que combinam lazer, serviços inclusos e conforto adaptado às necessidades da terceira idade. Combinando planejamento financeiro e apoio estratégico, a realização desse sonho pode ser totalmente possível!
A seguir, você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber para realizar o seu cruzeiro.

Por que um cruzeiro é uma boa opção para aposentados?
Os cruzeiros proporcionam um ambiente seguro e acessível aos seus passageiros, com infraestrutura voltada para o bem-estar e comodidade, tornando-os especialmente atrativos para o público 65+.
Os navios modernos oferecem conforto e diversão para todos os tipos de frequentadores, possuindo até pacote all-inclusive, ideal para quem quer aproveitar tudo o que o cruzeiro tem a oferecer, sem burocracias.

Como se preparar e pesquisar cruzeiros por idade ou tema?
Para encontrar a melhor opção, considere itinerários adequados ao seu ritmo e interesses. Os valores variam de acordo com o mês em que você escolher embarcar nessa viagem, podendo trazer economia e melhor experiência, além de permitir aproveitar pacotes com descontos especiais para idosos.
Visite também sites que sugerem o uso de plataformas comparadoras de cruzeiros, assim você conseguirá encontrar o melhor valor, além da escolha de cabines mais econômicas e itinerários curtos, reduzindo os custos sem renunciar à experiência.

Dicas práticas para economizar
Você pode adotar algumas estratégias simples que farão a diferença no orçamento:


• Pesquise com antecedência e fique de olho em promoções sazonais.
• Escolha cruzeiros curtos, de 3 a 5 dias, pois esses costumam sair mais em conta.
• Prefira cabines internas, que são cômodas o suficiente para quem procura descanso.
• Fique atento às taxas extras (bebidas, restaurantes especiais, passeios, internet), afinal, elas podem aumentar bastante o valor final. Planeje com calma e evite surpresas.


Os cruzeiros são mais acessíveis do que se pode imaginar. Com pacote de all-inclusive que tem ótimo custo-benefício, é possível pagar menos do que outros tipos de viagens similares.

Planejamento financeiro para a aposentadoria
Algumas dicas valiosas de planejamento para você, aposentado, que deseja viajar sem comprometer o seu orçamento:


• Defina um valor máximo para gastar, incluindo todos os custos, como passagem, hospedagem, alimentação e transporte local.
• Pesquise os preços online, configure alertas e use programas de milhagens e cashback.
• Seja flexível com datas, pois viajar na baixa temporada reduz consideravelmente os custos.
• Aproveite atrações, transportes e hospedagem que oferecem descontos para aposentados, bastando a apresentação do documento.

Com apoio, a sua viagem sai mais fácil!
O planejamento de uma viagem exige organização, pesquisa e foco no que realmente importa: conforto, experiência e segurança. Nos cruzeiros isso não é diferente.
Reservas antecipadas, cabines econômicas, itinerários curtos e cautela com extras tornam esse sonho mais alcançável.
E se mesmo economizando e se planejando, o orçamento não for o suficiente, você pode contar com o Crédito Pessoal da Crefisa para dar o apoio necessário. A liberação do seu dinheiro é ágil e os prazos de pagamento são flexíveis.
Assim, você terá a quantia necessária para a viagem, sem pesar no seu bolso!
A Crefisa está aqui para apoiar você a qualquer momento e em qualquer lugar!
Se ficou interessado, você pode fazer uma simulação pelo aplicativo Crefisa Mais, no site Crefisa ou falando com um dos atendentes, tanto nos postos de atendimento Crefisa, como pelo WhatsApp Crefisa.

Golpes envolvendo biometria e Pix: saiba como se proteger

Nos últimos meses, aumentou o número de golpes financeiros envolvendo Pix e biometria facial, práticas utilizadas por criminosos para enganar clientes e obter acesso a dados pessoais e bancários. Por isso, é fundamental estar atento e adotar medidas de precaução para não cair nessas fraudes.

Como funcionam os golpes?
Os golpistas entram em contato por meio de ligações telefônicas ou mensagens falsas, geralmente com tom de urgência. Eles afirmam que é necessário realizar uma prova de vida para o cancelamento de um contrato ou cartão. Para isso, solicitam que a vítima faça uma transferência via Pix ou envie uma biometria facial.
Essa prática é criminosa e tem como objetivo roubar informações sensíveis ou desviar valores.
Reforçamos que a Crefisa não exige Pix nem biometria para cancelar contratos, cartões ou realizar qualquer operação semelhante. Portanto, se você receber esse tipo de abordagem, desconfie imediatamente.
Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento oficial pelo telefone 0800 722 4444.

Como se proteger de fraudes com Pix e biometria
Veja algumas dicas práticas para aumentar a sua segurança:

• Não realize transferências via Pix sob orientação de desconhecidos.
• Nunca compartilhe senhas ou dados pessoais por telefone, e-mail ou mensagens.
• Não envie sua biometria facial a terceiros ou links suspeitos.
• Verifique sempre os canais oficiais da Crefisa antes de tomar qualquer ação.
• Mantenha seus dispositivos atualizados e utilize senhas fortes.

A Crefisa prioriza a sua segurança
A Crefisa está comprometida com a segurança de seus clientes e investe continuamente em tecnologia e orientação para evitar fraudes. Contamos com você para se manter alerta e não compartilhar informações pessoais sem a devida confirmação.
Em caso de suspeita, interrompa o contato imediatamente e procure nossos canais oficiais.

O que acontece com quem não justifica o voto?

O Brasil é um país que impõe para a sua população a obrigatoriedade do voto nas eleições. A falta à urna precisa ser justificada e essa justificativa não é apenas um capricho burocrático, é a forma como a Justiça Eleitoral preserva o direito de quem, por motivos legítimos, não pode comparecer.
Sem a justificativa, a vida cívica fica em suspensão.

Por que se deve justificar?
A Constituição estabelece o voto obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos, e o voto facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas. Quem está no grupo obrigatório e falta precisa explicar o motivo para não cair nas restrições previstas no Código Eleitoral.
Dessa maneira, você esclarece ao Estado o motivo da ausência e mantém a regularidade com a Justiça Eleitoral.


Como justificar o seu voto
Você pode justificar sua falta em 2 momentos:


• No dia da votação (das 8h às 17h): tanto pelo aplicativo do e-Título como presencialmente. Na justificativa presencial, você deve entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nas mesas receptoras de voto/justificativas dos locais indicados pelo TREs. No dia, não é obrigatório anexar comprovantes.
• Pós eleição (até 60 dias após cada turno): assim como no dia da votação, você pode justificar pelo app e-Título, acessando “Autoatendimento Eleitoral – Título Net”, ou entregar o RJE pós-eleição presencialmente no cartório ou nos Correios.
Nesse caso, é indispensável anexar o documento comprobatório (atestado médico, comprovante de viagem etc.). Se a justificativa for indeferida, você deve pagar uma multa para regularizar sua situação.

Se estiver fora do país, a forma de justificar seu voto é pelo aplicativo ou via postal em até 60 dias após cada turno. Também existe a chance de justificar o seu voto até completar 30 dias da sua chegada ao Brasil.


Multa: quanto custa faltar?
Quem não votar nem justificar fica sujeito à multa fixada pelo juiz eleitoral. A norma estabelece o valor correspondente de 3% a 10% do salário-mínimo da região como teto legal. Porém, na prática, a Justiça Eleitoral aplica valores modestos por turno, com o valor recente de R$ 3,51 por ausência. É importante saber que esse valor é cobrado por turno separadamente.

Quais são as consequências de não justificar a ausência?
Enquanto sua situação estiver irregular, você terá impedimentos temporários previstos no Código Eleitoral. Entre eles:


• Não obter passaporte e carteira de identidade, sendo exceção o cidadão que mora fora do país e precisa do passaporte para retornar.
• Não participar de concurso público.
• Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado.
• Não participar de licitação (concorrência pública).
• Não obter certidão de quitação eleitoral, que é exigida em diversas situações.
• Dificuldade para praticar atos que necessitem de quitação com Serviço Militar ou Imposto de Renda perante a Administração.
• Restrições em repartições diplomáticas (obtenção de documentos) enquanto não regularizar.


Ao deixar de votar por três eleições consecutivas, sem justificativa e nem pagamento das multas, o título é cancelado. Em 3 de junho de 2025, o TSE informou o cancelamento de 5.042.047 títulos por esse motivo, cerca de 3,17% do eleitorado apto.
Detalhe: estar regular com a Justiça Eleitoral é de grande importância para quem recebe o auxílio Bolsa Família, pois pode afetar diretamente o recebimento do benefício. Para saber mais, acesse este conteúdo.

E se eu já estiver irregular?
Existem duas alternativas para esse caso: uma é a justificativa tardia, e a outra é o pagamento da multa.
A primeira pode ser aplicada no prazo de 60 dias após os turnos perdidos. É só protocolar os documentos pelo e Título, Título Net ou RJE pós eleição.
No segundo caso, se o prazo para justificar já passou ou se sua justificativa foi indeferida, pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) indicada pelo TSE. O status pode ser acompanhado no e Título ou pelo Autoatendimento.
A única opção que você não deve escolher é ficar nessa situação perante a Justiça Eleitoral.

Golpe da CNH suspensa

Recentemente, uma nova onda de golpes tem tomado força e crescido rapidamente: o golpe da CNH suspensa ou cassada. Este golpe é conhecido por explorar o temor das pessoas em ter a sua habilitação cassada ou suspensa, esse esquema distorce comunicações legítimas do Detran ou da Polícia Rodoviária Federal, induzindo suas vítimas a acessarem sites falsos por meio do envio de link em diversos Estados do Brasil, como divulga o site do Governo do Paraná.
Ao acessar essas páginas, é solicitado à vítima o fornecimento de dados pessoais e bancários, resultando em prejuízos financeiros e riscos de fraude de identidade.
Neste conteúdo, você vai conferir tudo o que precisa saber para se proteger e se prevenir desse novo golpe.


O que é e como funciona o golpe?
O golpe da CNH suspensa começa com o envio de mensagens via SMS, WhatsApp ou e-mail com conteúdo que afirma uma suposta suspensão ou cassação da habilitação, incluindo um link falso.
Ao acessar o link, a vítima é levada a uma página falsa, normalmente elaborada com layout e linguagens oficiais, pedindo dados pessoais como CPF e número da CNH e, às vezes, solicitando o pagamento de uma “taxa de regularização” por Pix ou boleto.
Nos sites falsos, informações pessoais como nome completo e data de nascimento são exibidas, criando uma falsa sensação de autenticidade e convencendo a vítima a seguir as instruções fraudulentas.


Onde o golpe ocorre?
Os casos já foram registrados em todo o país. Alguns estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal são exemplos de locais que tiveram relatos de tentativas desse golpe em cidadãos que nem possuem CNH ativa. Muitos que estão em processo de renovação ou não possuem o documento também estão sendo visados.

Como se proteger do golpe de CNH suspensa
Especialistas de proteção digital e órgãos como o Detran e a PRF reforçam que:


• Os órgãos oficiais nunca enviam mensagens urgentes por SMS ou WhatsApp para tratar sobre suspensão da CNH ou multas. As notificações acontecem apenas por correspondências entregues pelos Correios, publicação em Diário Oficial ou através do sistema eletrônico, como a Carteira Digital de Trânsito – CDT.


• Desconfie de links com domínio suspeito ou encurtados, assim como mensagens que utilizem linguagem alarmista e com erros gramaticais.

• Use somente os canais oficiais para verificar pendências: acesse o site do Detran de seu estado diretamente do navegador ou use o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para consultar a situação.

Que medidas adotar se você for abordado por um golpista?
Caso receba uma mensagem suspeita, não clique no link recebido nem informe seus dados pessoais e bancários. Acesse imediatamente o site oficial do Detran de seu estado ou use o app da CDT para verificar como está a sua situação. Denuncie a tentativa de golpe registrando um boletim de ocorrência online, contatando o Detran local ou utilizando os canais da Polícia Civil ou da PRF.
É importante alertar seus amigos e familiares sobre o golpe, assim, você evita que mais pessoas desavisadas caiam nessa fraude.
E já sabe: se precisar de ajuda, pode contar com a Crefisa!

Quanto custa um inventário?

Você sabe o que é um inventário?
O inventário é um procedimento legal pelo qual se realiza a divisão de bens, dívidas e direitos de uma pessoa falecida entre seus herdeiros.
Esse processo é essencial para garantir a transferência legal de patrimônio. Pode ser realizado de forma judicial ou extrajudicial e o custo varia significativamente conforme a modalidade, a complexidade dos bens envolvidos e o estado em que ocorre.

Qual é a diferença entre inventário judicial e extrajudicial?
O inventário judicial é obrigatório quando há herdeiros incapazes ou diferenças entre os envolvidos. É um processo demorado, que pode levar anos para ser finalizado. Em geral, é mais caro, pois são somadas taxas judiciais, perícias, avaliação e honorários.
Já o inventário extrajudicial é realizado em cartório, quando todos os herdeiros são maiores de idade, capazes e estão de acordo com o procedimento. Nessa modalidade, o processo ocorre mais rápido e geralmente é mais barato, pois envolve apenas custas cartoriais, eventual escritura e honorários.

Custos médios e percentuais aplicados
Segundo a tabela média baseada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em portais jurídicos, um levantamento aponta que o custo total costuma variar entre 10 e 15% do valor do espólio (conjunto dos bens que são deixados por alguém ao falecer), incluindo impostos honorários e custas cartoriais.

No momento de avaliar, vale a pena calcular!
Se você está considerando iniciar um inventário e quer entender melhor os custos para o seu caso específico, o ideal é pesquisar a fundo e se planejar, avaliando qual é a melhor solução de acordo com o seu orçamento.
Se os custos do seu inventário ultrapassarem a previsão, saiba que a Crefisa tem soluções de empréstimo rápido, sem burocracia, e o dinheiro* cai na sua conta em segundos.
Falar com a Crefisa é a melhor forma de conseguir o dinheiro que você precisa para solucionar questões imediatas!
As parcelas fixas te deixam despreocupado e seguro, e você pode cuidar do que realmente importa.
Sempre que precisar, não fique em dúvida: conte com a Crefisa!
*Consulte as condições no site.

Se você não está conseguindo falar em nossa Central de Atendimento, devido à alta demanda, podemos atender a sua solicitação de empréstimo em uma de nossas lojas. Clique aqui e veja qual é a mais próxima.
Crefisa S.A. Crédito Financiamento e Investimentos

CNPJ: 60.779.196/0001-96

Endereço: Rua Canadá, 387 - Jd. América, São Paulo - SP CEP: 01.436-900*

Banco Crefisa S.A.

CNPJ: 61.033.106/0001-86

Endereço: Rua Canadá, 390 - Jd. América, São Paulo - SP CEP: 01.436-000*

*Nesses endereços, não há atendimento a clientes. Encontre nossos Pontos de Atendimento abaixo: clicando aqui.
Pontos de atendimento old

Tenha DINHEIRO rápido, mesmo se estiver negativado

*Contrate com responsabilidade

Contrate pelo Whatsapp
;
Utilizamos Cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.