Agosto tem como marca registrada a volta às aulas dos estudantes de universidades e escolas de todo o país, dando início a mais um ciclo de aprendizagem. Por ser um momento importante, a preparação adequada para o retorno às aulas é essencial para os estudantes e suas famílias.
Essa organização não envolve somente o ajuste da rotina e separação de materiais escolares, mas também o planejamento financeiro tanto do estudante, quanto de seus familiares.
A seguir, você ficará por dentro de como planejar o seu bolso para mais uma etapa do ano letivo.
Planejamento financeiro para a volta às aulas
A atenção ao orçamento doméstico é imprescindível, afinal, com o retorno das aulas no segundo semestre, muitas despesas acabam voltando para o planejamento familiar, além do impacto no orçamento individual. Alguns exemplos do que influencia o orçamento são o material escolar, uniformes, transporte, alimentação e até tecnologia.
Separamos algumas dicas para você conseguir organizar as suas finanças com a volta às aulas:
• Diagnóstico financeiro: liste todas as fontes de renda, de salário a pensões, e despesas obrigatórias, como aluguel, contas e mensalidades. Assim, você saberá quanto sobra para os custos com a volta às aulas.
• Atualize suas metas financeiras: se você colocou metas no início do ano, como poupar, quitar dívidas ou investir, avalie o que já foi alcançado e ajuste conforme a sua demanda, considerando despesas extras que podem surgir no segundo semestre.
• Monte ou ajuste seu orçamento mensal: separe gastos essenciais, variáveis e supérfluos. Verifique onde é possível economizar, como refeições fora de casa, assinaturas e lazer, para priorizar os custos escolares. Você pode clicar neste link para conferir mais sobre: gastos fixos, variáveis e supérfluos.
• Crie uma reserva: entre as principais despesas do segundo semestre estão materiais escolares, roupas, participação em eventos e festas. Criar uma reserva auxiliará a evitar surpresas no orçamento.
• Reveja hábitos de consumo e corte gastos desnecessários: negocie planos, cancele assinaturas não utilizadas e opte por lazer mais econômico. Isso pode liberar recursos para as voltas às aulas e aliviar o orçamento para o fim de ano.
Por que planejar bem a volta às aulas?
Organizar bem a volta às aulas gera benefícios a todos: evita o estresse familiar, melhora o desempenho acadêmico, por conta da falta de preocupação, e ainda ajuda a manter o ambiente acolhedor e estruturado.
Com um planejamento financeiro e pedagógico em sintonia, os envolvidos podem enfrentar os desafios do segundo semestre com mais segurança.
Por isso…
A voltas às aulas para o final do ano letivo é um momento decisivo, que demanda o planejamento de várias questões.
Ao seguir essas dicas, tantos estudantes quanto suas famílias estarão mais preparados para enfrentar esse período com maior tranquilidade, controle financeiro e foco no aproveitamento educativo.
A Crefisa, pronta para apoiar no que for preciso, oferece o seguro estudantil exclusivo para alunos do Centro Universitário FAM. Se ficou interessado, você pode conferir acessando esse conteúdo completo com tudo o que você precisa saber.
E já sabe: se precisar de uma ajuda, a Crefisa está ao seu lado para dar todo o apoio necessário!