Crefisa
Educação financeira

A Crefisa acredita que o nome é um dos bens mais preciosos do cidadão, e é por isso que há mais de 50 anos vem acolhendo os seus clientes nos momentos em que eles mais precisam, ajudando-os, inclusive, a limpar o nome. Ao longo da sua história, a Crefisa já ajudou mais de 10 milhões de pessoas a darem a volta por cima, sendo um porto seguro para cidadãos que não podem contar com o auxílio de outras instituições. Oferece crédito consciente, contribuindo para que a população tenha poder de consumo e oportunidade de adquirir bens, o que movimenta a economia e produz crescimento para o País.

Foi pensando na "saúde econômica" dos seus clientes e de todos os brasileiros que a Crefisa preparou este espaço com dicas importantes sobre como controlar tudo o que recebe e aproveitar melhor o seu dinheiro.

Como lidar com o seu dinheiro

Saber lidar com o dinheiro é importante em todas as fases da vida. A maneira como nos relacionamos com o nosso dinheiro pode gerar impactos tanto positivos quanto negativos não somente em nossa vida financeira, mas também em nossa vida pessoal e no relacionamento com aqueles que nos cercam, tendo influência, inclusive, sobre nossa saúde física e mental. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia na hora de administrar o seu dinheiro!

Monitore seu dinheiro

Utilize algum método para monitorar seus ganhos e despesas. Uma forma muito eficiente é por meio de planilhas em Excel. Anote todos os seus custos fixos (aluguel, água, luz, telefone, supermercado etc.) e os gastos variáveis (lazer, imprevistos, vestuário etc.). Lembre-se: você nunca pode gastar mais do que ganha!

Aprenda sobre investimentos e invista!

Busque cedo informações sobre como investir seu dinheiro e encontre as melhores opções para o montante disponível. O investimento mais comum e adequado para pequenos salários é a poupança, que evita desvalorização do seu dinheiro e, ao longo do tempo, formará um fundo para investimentos mais arrojados.

Pratique a regra dos 50-15-35

Essa regra foi criada pelo Guia Bolso e diz o seguinte:

Divida seu salário em 3 partes: 50%, 15% e 35%.

  • 50% devem ser destinados para os gastos essenciais, como aluguel, condomínio, contas de luz, água, gás; mensalidade da escola, plano de saúde etc.
  • 15% devem ser destinados para investimento.
  • 35% devem ser destinados para seu estilo de vida. Academias, vestuários, lazer, cuidados pessoais etc.

Se sobrar algo dos 50% ou dos 35% não desperdice, destine-os para os 15%, ou seja, invista.

Realize seus sonhos, mas com os pés no chão

Comprar um carro zero ou até mesmo usado requer cautela. Ao adquiri-lo, você contrairá gastos que não estavam previstos: manutenção, seguro, combustível, estacionamento etc. Calcule todos esses gastos e encaixe-os nas suas possibilidades. Faça aquela viagem dos sonhos, mas planeje-se com antecedência para não fazer dívidas.

Aprenda a lidar com seus impulsos consumistas

Você precisa mesmo de uma roupa nova? Ao matricular-se na academia, terá a disciplina de frequentá-la corretamente? Seu celular já tem recursos suficientes para seu perfil de usuário? Saiba que se começar a desperdiçar dinheiro com vaidades, suas chances de ficar bem de vida diminuirão.

Digite seu CEP

NÃO SEI MEU CEP

Digite seu endereço

© 2016 - Crefisa | Todos os direitos reservados